• Cambios en el aspecto y funcionamiento del foro. Ver detalles

Política Brasil endurece exigências para entrada de espanhóis

A notícia não é atual (fevereiro/2012), mas interessa ao Brasil e a Espanha.

online | POLÍTICA | 10.FEV.12 - 19:57 | Atualizado em 11.09 - 03:38

Brasil endurece exigências para entrada de espanhóis - ISTOÉ Dinheiro
Por Lisandra Paraguassu

O Brasil passará a adotar exigências mais duras para a entrada de turistas espanhóis no País, usado o chamado princípio da reciprocidade. A partir de dois de abril, os visitantes terão que apresentar comprovantes para reservas de hotéis, passagens de ida e volta e provar que tem recursos para se manter no Brasil pelo período que desejam ficar.

Serão necessários pelo menos R$ 170 reais por dia por pessoa, o equivalente a cerca de 80 euros. A comprovação poderá ser feita por cartão de crédito internacional, desde que o titular apresente uma fatura em que conste o limite permitido de gasto.

As exigências são mesmas feitas pela Espanha para os brasileiros que viajam ao país. Incluem, ainda, a necessidade de um passaporte com pelo menos seis meses de validade. Aqueles que não vão se hospedar em hotéis terão que apresentar uma carta-convite da pessoa que os receberá, com assinatura registrada em cartório e um comprovante de residência.

A decisão foi tomada pelo Itamaraty depois de uma série de negociações frustradas para tentar diminuir as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros que chegam a Espanha. Desde 2008 o Brasil é o mais com maior número de cidadãos barrados nos aeroportos espanhóis. Já na época, quando cerca de 240 brasileiros eram barrados por mês e posteriormente deportados, foi criado um grupo binacional para discutir o tema, mas não houve evolução.

Ainda em 2011 o ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, admitiu que as discussões não estavam avançando e havia casos inaceitáveis. Apesar de ter caído o número de barrados, a média ainda era de 140 pessoas por mês.

O endurecimento no tratamento dos brasileiros nas entradas na União Europeia, especialmente na Espanha, coincidiu com o início da crise econômica mundial. Pesquisadores brasileiros que estavam a caminho de um congresso e apenas de passagem pela Espanha foram deportados. Há casos de músicos com apresentações marcadas, engenheiros com cursos pagos e até crianças que chegaram a ficar presas por 48 horas dentro dos aeroportos, além de diversas reclamações de maus tratos.

A preocupação dos espanhóis, de que brasileiros queiram se mudar clandestinamente para a Europa, pode deixar de ser realista. Um relatório publicado em janeiro desse ano pelo governo espanhol mostra que o fluxo migratório está mudando. Ainda em 2010, 17,6 mil brasileiros voltaram para o País, enquanto 12,9 mil foram para a Espanha. Já o número de europeus querendo mudar para o Brasil apenas aumenta. Em 2011 o País recebeu 57% a mais de trabalhadores estrangeiros do que no ano anterior, um número considerável deles vindos da Europa, especialmente Portugal e Espanha.

Copyright © 2012 Agência Estado. Todos os direitos reservados.
 
Acho que o Brasil deve mesmo dar uma lição a esses espanhois que não têm respeito pelo seu semelhante, um ser humano!

Mas pela Espanha a humilhação com os brazucas é grande.
 
Acho que o Brasil deve mesmo dar uma lição a esses espanhois que não têm respeito pelo seu semelhante, um ser humano!

Mas pela Espanha a humilhação com os brazucas é grande.

A ver, estás mezclando cosas.

España tiene convenios y una serie de normas con muchos países que hace que no haya tanta restricción a la hora de entrar a la Península.

Esto no es una humillación para nadie, son solo requisitos legales como tienen muchos países.
Recuerdo que dependiendo de donde seas se necesita un visado para ir a EEUU.

Brasil no tiene que dar una lección a España por que esto es una problemática de la legislación vigente en este país, y no es tampoco un problema ya que cada Estado hace uso de las herramientas legales que son oportunas y creen convenientes.

La población española, a la que haces referencia con "esses espanhois", no tenemos nada que ver.

Referente a lo del artículo me parece bien que pongan requisitos para ir a su país. Todos los Estados pueden hacer con los "turistas" lo que vean conveniente.
 
No sería mejor dar las noticias en Español, independientemente de donde sea el usuario, pasa que la nota en portugués no le entiendo muy bien. Y así no se puede dar una opinión adecuada si la nota no está entendible al 100. Hablo sólo por mí.

¡Un abrazo!
 
Atrás
Arriba